segunda-feira, 15 de junho de 2009

Seleção 2009

O PET-ECONOMIA divulga a abertura das inscrições e estabelece normas para a realização do concurso destinado a selecionar 04 (quatro) candidatos, sendo 02 (dois) para o provimento dos cargos vagos de membro bolsista e 02 (dois) para o provimento do cargo de membro colaborador.

1 – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 – O concurso, a ser realizado pelo próprio PET-Economia, visa ao provimento das vagas para membro bolsista e membro não bolsista.
1.2 – O concurso será constituído de duas etapas:
I- Primeira Etapa – provas de caráter eliminatório e classificatório a serem realizadas por todos os candidatos, na forma estabelecida nos itens 6 e 7.
II- Segunda Etapa – de caráter eliminatório, para os candidatos habilitados e classificados na Primeira Etapa, na forma estabelecida no item 8.

2 – DOS BENEFÍCIOS DO APROVADO
2.1 – O membro bolsista:
I- fará jus a um certificado de participação no PET após o tempo mínimo de dois anos de participação efetiva e comprovada no Programa.
2.2 – O membro não bolsista:
I- fará jus a um certificado de participação no PET após o tempo mínimo de dois anos de participação efetiva e comprovada no Programa de teor idêntico ao dos alunos bolsistas;
II- terá prioridade para substituição de aluno bolsista, desde que preencha os requisitos para ingresso no PET à época da substituição.


3 – DAS ATRIBUIÇÕES DOS INTEGRANTES DO PET
3.1 – São atribuições dos membros do grupo PET:
I- zelar pela qualidade acadêmica do PET;
II- participar de todas as atividades programadas pelo professor tutor;
III- participar durante a sua permanência no PET de atividades de ensino, pesquisa e extensão;
IV- apresentar excelente rendimento acadêmico avaliado pelo tutor;
V- publicar ou apresentar em evento de natureza científica um trabalho acadêmico por ano, individualmente ou em grupo.
VI- fazer referência à sua condição de membro do PET nas publicações e trabalhos apresentados;
VII- cumprir as exigências estabelecidas no Termo de Compromisso.

4 – DOS REQUISITOS
4.1 – Poderá ser selecionado como membro do PET-Economia o estudante de graduação que atender aos seguintes requisitos:
I- estar regularmente matriculado no segundo, quarto ou sexto período do curso de graduação em Ciências Econômicas;
II- apresentar coeficiente de rendimento escolar maior ou igual a 6,0 (seis);
III- ter disponibilidade para dedicar vinte horas semanais às atividades do programa;
IV- ter a pretensão de continuar no programa até a conclusão do curso.

4.2 – Para que ocorra a substituição de um aluno bolsista por um aluno colaborador, como mencionado no item 2.2 (II), o mesmo não poderá estar recebendo outro tipo de bolsa – da CAPES, do CNPq, da IES ou de quaisquer outras instituições de fomento à pesquisa –, além de atender aos requisitos de alunos colaboradores.

5 – DA INSCRIÇÃO
5.1 – A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.
5.2 – O pedido de inscrição será efetuado no período de 3 de Agosto a 14 de Agosto de 2009. O Formulário de Inscrição estará disponível na porta do PET-Economia e no mural do PET-Economia no corredor A do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA).
5.3 – As informações prestadas no Formulário de Pedido de Inscrição são da inteira responsabilidade do candidato, dispondo o PET do direito de excluir do processo seletivo aquele que o preencher com dados incorretos, incompletos, bem como se constatado, posteriormente, que os mesmos são inverídicos.

I – PRIMEIRA ETAPA

6 – DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS
6.1 – As provas serão aplicadas em uma sala do CCSA a ser divulgada, às 14 horas do dia 21 de Agosto de 2008.
6.2 – O candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de 15 (quinze) minutos do horário fixado, considerando o horário local, munido de caneta esferográfica azul ou preta, lápis grafite, borracha e documento de identificação.
6.3 – Não será permitido o ingresso de candidatos, em hipótese alguma, no estabelecimento, após o início das provas.
6.4 – O tempo de duração das provas será de 3 (três) horas, cabendo ao candidato administrá-lo.
6.5 – A inviolabilidade das provas será comprovada no momento do rompimento do lacre dos envelopes e na presença de, no mínimo, dois candidatos.
6.6 – Durante as provas não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, manuais, anotações, calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, BIP, walkman, mp3player, gravador ou qualquer outro receptor de mensagens.
6.7 – Os aparelhos referidos no item anterior deverão ser entregues aos fiscais de sala e ficarão retidos durante todo o período de permanência dos candidatos no local de prova.
6.8 – Serão permitidas apenas respostas com caneta esferográfica, tinta preta ou azul.
6.9 – Os candidatos somente poderão ausentar-se do recinto de provas depois de decorridos quarenta e cinco minutos do início das mesmas.
6.10 – Em hipótese alguma o candidato poderá prestar provas fora da data ou do horário estabelecido.
6.11 – Ao terminar a prova, o candidato entregará, obrigatoriamente, ao fiscal de sala, as suas provas e suas folhas de resposta.
6.12 – Na correção das questões objetivas será atribuída nota zero à questão com mais de uma opção assinalada ou sem opção assinalada.
6.13 – Não será permitido o ingresso ou a permanência de pessoas estranhas ao processo seletivo na sala de aplicação das provas, em nenhuma hipótese.
7 – DAS PROVAS DA PRIMEIRA ETAPA
7.1 – Serão aplicadas provas objetivas e/ou discursivas, de caráter eliminatório e classificatório.
7.2 – Serão aplicados tipos diferentes de prova de acordo com o período do candidato em questão, sendo elas Introdução à Microeconomia, Matemática e História Econômica Geral para os alunos do segundo período; Microeconomia, Introdução à Macroeconomia, Matemática e História Econômica Geral para os alunos do quarto período e Microeconomia, Macroeconomia, Economia Brasileira, Econometria para os alunos do sexto período.
7.3 – Os conteúdos das provas acompanharão o programa das disciplinas do quadro regular do curso de economia até o atual período do candidato e estão listados no ANEXO 1.

II – SEGUNDA ETAPA

8 – DOS CRITÉRIOS DA SEGUNDA ETAPA
8.1 – A segunda etapa será constituída de entrevista e da análise do histórico acadêmico do candidato.
8.2 – As entrevistas serão realizadas na Sala de Reuniões do Departamento de Economia do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), a partir das 14 horas do dia 25 de Agosto de 2009, seguindo ordem alfabética dos nomes dos candidatos classificados na primeira etapa.
8.3 – O candidato deverá entregar, no momento da entrevista, o seu histórico acadêmico, impresso pelo SIG@ e assinado pela Coordenação, ou fornecido pela PROACAD.

9- DOS RESULTADOS
9.1 – A lista com os candidatos habilitados para a segunda etapa será divulgada na Porta e no Mural do PET-Economia no corredor A, na segunda-feira, dia 24 de Agosto de 2009, a partir das 09 horas.
9.2 – Os nomes dos candidatos selecionados serão divulgados após a entrevista e na Porta e no Mural do PET-Economia no corredor A, na quarta-feira, dia 26 de Agosto de 2009, a partir das 09 horas.


O "Anexo 1" encontra-se no mural do PET.

Para acessar o Edital completo da seleção PET 2009, clique aqui.

Nenhum comentário: