Já ouvi algumas pessoas, inclusive jornalistas, fazerem confusão entre o BID e o BIRD. A dificuldade tem justificativa, já que os dois têm funções semelhantes: BID é o Banco Interamericano de Desenvolvimento, enquanto BIRD é o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, uma parte do Banco Mundial.
O BIRD faz empréstimos para países em desenvolvimento, como o Brasil. O banco forma, juntamente com a Associação Internacional para o Desenvolvimento (AID), o Banco Mundial. A AID faz doações e empréstimos sem juros para os países mais pobres do mundo.
O BID tem um fim mais específico: o financiamento de países da América Latina e do Caribe. O banco busca recursos no mercado internacional com taxas baixas, que oferece aos membros.
BIRD e BID têm algo em comum: os dois financiam projetos, priorizando o desenvolvimento de países em áreas como educação, saúde e meio-ambiente. É uma forma de transferência de recursos para os países menos desenvolvidos.
Os dois órgãos costumam fazer exigências em contrapartida dos empréstimos e doações. Essas imposições são alvos de constantes críticas, já que são consideradas por muitos como prejudiciais à autonomia dos países beneficiados.
http://economiaclara.wordpress.com/
Um comentário:
Eu sempre confundo!:s
Valeu por esclarecer!:D
Postar um comentário