domingo, 20 de setembro de 2009

Você tem um padrão de vida melhor que o do seu avô?

A velha retórica dos indivíduos que não defendem a economia de mercado está repleta de frases feitas, mas que simplesmente não condizem com a realidade. Existem argumentos (vale frisar, sem qualquer embasamento) que dizem que nós estamos alocando muito tempo para o trabalho e nos privando da família. Também existem pensamentos de que houve uma piora na distribuição de renda de uns anos pra cá, ou seja, os ricos estão mais ricos e os pobres mais pobres.


No entanto, dados intertemporais de uma série de variáveis podem nos fornecer conclusões interessantes sobre o padrão de vida da população. O artigo de Cox e Alm mostra como os jovens americanos estão em uma situação melhor, quando comparada com a dos seus avôs. Eles trabalham menos horas e ganham mais, o que demonstra o brutal ganho de produtividade ao longo dos anos. A melhora na tecnologia permite viver mais, com mais qualidade. O consumo de todas as classes sociais aumentou substancialmente.

Essas são apenas algumas das informações que remetem ao imenso ganho de bem-estar obtido pela população dos EUA nesses anos. Não é difícil imaginar que economias pró-mercado também conseguiram melhorar seus padrões de vida.



http://pensandoemeconomia.blogspot.com

Nenhum comentário: