
Você já deve ter encontrado cupons de desconto em listas telefônicas, jornais ou revistas. O leitor que recortá-los tem direito a descontos ou condições especiais em determinadas compras. Segundo Gregory Mankiw, no livro Introdução à Economia, esta é uma forma de discriminação de preços.
Por que a empresa não oferece a promoção a qualquer pessoa que for comprar na loja? A ideia básica é que só vai ter paciência de procurar e recortar cupons de desconto quem tiver menos poder de compra, ou seja, quem puder pagar menos.
“É pouco provável que uma executiva rica e ocupada esteja disposta a gastar seu tempo recortando cupons do jornal; ela provavelmente estará disposta a pagar um preço mais elevado por muitos bens. Alguém que esteja desempregado tem maior disposição para recortar cupons e menor disposição para pagar”, afirma Mankiw.
Assim, a empresa é capaz de lucrar com a discriminação ou diferenciação de preços: paga mais quem pode pagar mais, mas quem não pode também não deixa de comprar.
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Um comentário:
É promoção??? To dentro!!!
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