segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Livro usa 'nova economia' para explicar crime, casamento e salário do chefe

Em ‘A Lógica da Vida’, a economia explica o que parece irracional.
Custo e benefício estão na base das decisões, argumenta Tim Harford.

A esposa quer que o marido faça uma vasectomia, e ameaça uma "greve de sexo" se isso não acontecer. Já o marido sugere outra barganha: que a esposa ofereça mais sexo caso ele faça a cirurgia. Qual “incentivo” funcionaria melhor? Se você pensa que esse é apenas um problema de psicologia, errou. Tim Harford, autor de “A Lógica da Vida” (Editora Record) usa conceitos da “nova economia” para solucionar questões como esta.

“A nova economia é uma forma econômica de pensar. É perceber que tomamos as nossas decisões pesando os custos e os benefícios, os riscos e as recompensas, e fazemos isso sem ‘saber’ realmente. Não pensamos economicamente só quando vamos às compras, pensamos dessa forma sobre o amor, vícios, política”, explicou o economista.

“As pessoas estão todo o tempo calculando, às vezes inconscientemente, sobre os efeitos de suas ações. Não estou dizendo que as pessoas são egoístas, ou que elas gostam de dinheiro – não estou dizendo o que elas querem. Mas seja o que for que elas querem, agem de um modo surpreendentemente racional para conseguir”, diz.

Para o economista britânico, essa nova economia pode explicar coisas tão díspares como por que o seu chefe ganha muito mais do que você mesmo que trabalhe menos e por que um Nobel de economia estaciona em local proibido.

Segundo Harford, que já trabalhou para o Banco Mundial e deu aulas na Universidade de Oxford, na Grã-Bretanha, a explicação vem da famosa relação custo x benefício.




www.g1.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário