O açúcar é uma commoditie porque é padronizável, tem qualidades bem definidas, o que facilita a formação de um preço único em todo o mundo. Seria impossível, por exemplo, definir um valor internacionalmente para veículos, que são diferenciados em vários detalhes.
A Índia é a segunda maior produtora mundial de açúcar, atrás apenas do Brasil. Mas, se nós produzimos tanto açúcar, porque seremos prejudicados pelas condições climáticas de outro país?
Ainda que não haja problemas na colheita de cana de açúcar brasileira (há previsão de tempo ruim também por aqui), os problemas na Índia devem afetar os preços do açúcar nos nossos supermercados. Isso porque o mercado desse produto não obedece às fronteiras.
Há um contingente de consumidores de café em todo o mundo e a oferta total vai cair. Com a demanda maior que a oferta, o preço terá que subir. Issso vai levar à redução no consumo de açúcar por algumas pessoas, igualando oferta e procura.
Para ajudar a entender, imagine que os produtores brasileiros fossem impedidos de subir os preços aqui dentro. O que eles fariam? Destinariam toda a produção para fora, onde o açúcar passa a valer mais. Na prática, eles continuam vendendo dentro e fora, mas sobem os preços para todos.
http://economiaclara.wordpress.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário