Segundo Pindyck e Rubinfeld, há externalidade de rede quando a demanda de um consumidor também é influenciada pelas demandas dos outros ou pelo número de consumidores que já adquiriram determinada mercadoria ou serviço.
No caso do site de relacionamentos há externalidade de rede positiva: sua escolha tenderá para aquele que tiver atraído mais pessoas de seu círculo social.
Há externalidade positiva em vários produtos de moda e para aqueles que exigem compatibilidade. Um aparelho de fax ou a tecnologia de enviar um e-mail teriam pouca utilidade se só você tivesse acesso a eles.
Há ainda a externalidade de rede negativa. Um caso típico é o efeito esnobação, apresentado por Pindyck e Rubinfeld. Uma obra de arte pode tornar-se menos desejada à medida que é reproduzida várias vezes, já que perde a exclusividade. O mesmo vale para automóveis de luxo e grifes famosas, que dão peso à marca ao cobrar preços altos.
As externalidades de rede afetam a forma de inserção de um produto no mercado. Quem toma a iniciativa ou conquista o mercado primeiro pode ser privilegiado pela adesão dos consumidores, ainda que não tenha maior qualidade que os concorrentes.
Fonte: http://economiaclara.wordpress.com/
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