segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Por que quando a bolsa cai o dólar sobe?

Charge de Quinho Ravelli, publicada no jornal Aqui, de Belo Horizonte

Charge de Quinho Ravelli, publicada no jornal Aqui, de Belo Horizonte

Por que a moeda dos EUA, país de origem da crise, tem valorizado? O correto não seria que ela perdesse valor? A resposta está na importância do dólar como moeda internacional.

A crise atual está muito relacionada às expectativas. A qualquer sinal de redução de produção, aumento de desemprego e outros índices negativos, cresce o receio quanto aos investimentos mais arriscados. Com tanta volatilidade, é preciso ter estômago para deixar o dinheiro nesses ativos. As ações das empresas, comercializadas em bolsa, estão incluídas nesse grupo.

Quando vendem suas ações, os investidores buscam ativos mais líquidos, ou seja, aqueles que se convertem mais rapidamente em poder de compra. Um imóvel, por exemplo, é menos líquido do que uma ação de empresa pouco conhecida, que é menos líquida do que uma ação da Petrobrás, por exemplo. E qual é o ativo mais líquido? O dinheiro, e, entre as moedas, o dólar. A elevada demanda por dólar no mercado internacional aumenta o seu valor e, assim, o seu preço.

Os investidores internacionais podem tirar o dinheiro das ações brasileiras e trocá-lo por dólar por precaução ou necessidade: os recursos que vieram parar no Brasil em tempo de prosperidade, animados com a promessa de retorno, tornam-se necessários em uma economia em recessão. É uma segurança ter em mãos, neste momento, a moeda principal de transações internacionais. O movimento que se assiste hoje é também chamado de flight to quality, que nada mais é do que a fuga para investimentos de mais qualidade, ou seja, mais seguros.


http://economiaclara.wordpress.com

Nenhum comentário: