domingo, 24 de janeiro de 2010

Qual é o seu perfil financeiro?

Conseguir chegar ao final do mês com o orçamento no positivo (dinheiro na conta), tem representado um desafio para a maioria das pessoas.

As tentações de consumo são diversas, em geral, compramos o que não precisamos com o dinheiro que não temos. Para melhorar o seu relacionamento com o dinheiro, descreveremos alguns perfis e perceba com o qual se identifica.

* Gastadores => São pessoas que não estão preocupadas com o futuro, vivem intensamente o presente e gastam toda a renda, às vezes, até um pouco mais. Os gastadores valorizam as roupas de marcas, gostam de ostentar o seu estilo de vida com os amigos. É uma pessoa que vive na dependência da imagem e de receber elogios pelos objetos que possui.

* Descontrolados => Não sabem quanto pagam de tarifa bancária, não acompanham o dinheiro que entra na conta, tampouco percebem quando sai da conta. Essas pessoas vivem com a sensação de que o dinheiro evapora, estão sempre cortando os gastos, mas nunca é o suficiente. Além disso, usam constantemente o cheque especial ou pagam a conta do cartão de crédito apenas parcialmente, por falta de fundos.

* Desligados => Gastam menos do que ganham, mas não sabem exatamente quanto. Poupam o que sobra, quando sobra. Perdem ou “guardam” o dinheiro em livros, bolsos de calças e/ou camisas. Se não têm dinheiro na conta, parcelam a compra. A fatura do cartão de crédito e o extrato da conta de celular são surpresas a cada mês.

* Poupadores => Se preocupam com o futuro, sabem que é importante guardar e, por isso, tendem a restringir ao máximo os gastos atuais. Nem sempre suas intenções são compreendidas; frequentemente recebem críticas por serem mesquinhos, avarentos e há quem diga que essas pessoas são capazes de mergulhar em uma piscina com um comprido efervescente e sair com ele intacto (mão fechada; pirangueiro; pão-duro).

* Financistas => São consumidores racionais e, por isso, rigorosos com o controle de gastos com o propósito de economizar. Nem sempre o objetivo é poupar; às vezes pretendem acumular para poder comprar mais pagando menos. Elaboram planilhas, andam com calculadoras e lista de compras nos supermercados e shoppings, fazem estatísticas e projeções com quantidades e frequência impressionantes. Entendem de investimentos, juros, inflação e são procurados por amigos e parentes para orientações.

E agora? você se identificou com algum dos perfis citados acima? Se sim, o seu desafio está em reverter os pontos negativos em positivos. A boa notícia é que é possível, transforme conhecimento em em comportamento. É uma questão de hábito e disciplina.

Um comentário:

Unknown disse...

Existe desligado/financista???
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

=**