
Durante o século XX a macroeconomia foi influenciada por escolas de pensamento tão divergentes que o objeto de estudo e a ciência em si pareciam ser diferentes. Ao falar de macroeconomia, não se pode deixar de citar Keynes. Suas ideias revolucionaram o pensamento econômico e influenciaram as políticas econômicas em quase todos os países capitalistas do mundo. É tido por alguns como o economista mais influente do século XX e pai da macroeconomia moderna.
Com ideias quase opostas, há a escola austríaca, que tem como principal pensador o economista Friedrich Hayek. Esse economista também tornou-se muito famoso e teve a honra de ganhar o prêmio Nobel de 1974, mesmo com ideias quase completamente opostas a Keynes, o mais influente economista do último século.
Um vídeo ficou bastante conhecido na internet entre os alunos de economia. Esse vídeo simula um debate nos dias de hoje em forma de rap entre esses dois grandes nomes da economia.
Segue o link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=2iIOZUWbdP8&feature=player_embedded
3 comentários:
Muito bom o video!
Só uma dúvida: Na academia, o grande "rival" intelectual de Keynes é, na verdade, Friedman, correto?
num sei se era o "grande rival" de keynes, mas que a divergência é grande e os debates dos seguidores eram calorosos isso sim!
Para mais, ver: http://www.cofecon.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=766&Itemid=114
Postar um comentário