O presidente americano Barack Obama propôs nesta quarta-feira aumentar o imposto pago pelas petroleiras para um fundo destinado à limpeza de marés negras e elevar as indenizações no caso de infrações a 1,5 bilhão de dólares.
A decisão de Obama foi tomada por causa da explosão de uma plataforma de petróleo no Golfo do México, que provocou um grande vazamento de petróleo com graves impactos ambientais na região.O governo americano pretende dar uma resposta agressiva à explosão da plataforma da British Petroleum, no dia 20 de abril, em um esforço para evitar comparações entre o vazamento, que ameaça a vida silvestre e causa grandes danos ambientais na costa da Louisiana, com o furacão Katrina, que devastou a região em 2005.
Obama encarregou o secretário de Energia, Steven Chu, de comandar uma equipe de altos funcionários e cientistas do governo para manter um extenso diálogo esta semana com a BP sobre possíveis soluções para o desastre. "Como o presidente deixou claro anteriormente, a BP pagará todos os custos para deter o fluxo de petróleo e sua limpeza, e reivindicaremos uma compensação completa por todos os danos causados", afirma a Casa Branca em um comunicado.
(Com agência France-Presse)
Nenhum comentário:
Postar um comentário