quinta-feira, 15 de julho de 2010

Senado dos EUA aprova reforma do sistema financeiro

Legislação precisa ser sancionada pelo presidente norte-americano.
Projeto de lei deve afetar principalmente os grandes bancos.
Do G1, com informações de agências

O Senado dos EUA aprovou nesta quinta-feira (15), com 60 votos a favor e 39 contra, o projeto de reforma regulatória do sistema financeiro do país. A nova lei representa a maior reforma de Wall Street desde a Grande Depressão, em 1930 e dá ao presidente americano Barack Obama uma importante vitória política.
A legislação, que tem o objetivo de evitar outra crise como a que afetou a maior parte dos mercados mundiais entre 2008 e 2009, deve ser sancionada por Obama na próxima semana, segundo a Casa Branca. Com cerca de 2 mil páginas, o documento aprovado impõe limites à capacidade dos bancos de fazerem investimentos especulativos arriscados.

O que muda

O texto, que pretende estender o controle dos reguladores a seções inteiras das finanças que lhe escapam, prevê sobretudo a criação de um órgão de proteção ao consumidor financeiro no Fed, e impede o resgate de grandes instituições financeiras às custas dos contribuintes.
Entre as outras medidas destacadas do projeto está uma disposição para um melhor controle do imenso mercado dos produtos derivativos. Essas ferramentas especulativas estiveram no centro da última crise financeira nos Estados Unidos.

Nenhum comentário: