domingo, 7 de novembro de 2010

Será possível aprender economia com os Simpsons?


Por Vinícios Poloni Sant’ Anna

Estudar economia é uma tarefa que exige muitas vezes uma capacidade de abstração muito alta por parte do aluno de graduação. Os diversos modelos, carregados de pressupostos e hipóteses, por vezes desestimulam os estudantes ávidos por exemplos práticos. Nesse sentido, Andrew Luccasen e Kathleen Thomas escreveram um artigo “Simpsonomics: Teaching Economics Using Episodes of The Simpsons”, publicado por THE JOURNAL OF ECONOMIC EDUCATION, no qual discutem princípios básicos de economia ilustrando-os com episódios do programa The Simpsons.

De acordo com o economista David Colander, o ensino de economia “se resume em contar histórias”. Dessa forma, segundo os autores, uma forma de aumentar o interesse dos estudantes por economia é contar essas histórias por meio de um programa popular. Para tanto, o artigo fornece uma lista de episódios que podem ser utilizados pelos professores para ilustrar conceitos como trade-off, externalidades, custo de oportunidade, entre outros.

Para citar um exemplo, em se tratando do problema do “carona” com bens públicos, o artigo propõe um episódio no qual Homer e Lisa vão a um museu, que não cobra entradas (um bem público). Ao chegar ao local, Homer se depara com uma placa que diz, “Doação Sugerida $4.50”. O diálogo entre Homer e a funcionária do museu ilustra a resposta ao incentivo de agir como “carona”.

Homer: O que você quer dizer com “doação sugerida?”

Funcionária: Pague o quanto quiser, senhor.

Homer: E uh, e se eu quiser pagar… nada?

Funcionária: Bem, é você quem decide.

Homer: Oh, sou eu quem decide, né?

Funcionária: Isso.

Homer: E você acha que as pessoas vão pagar $4.50 mesmo que não precisem… (Homer começa a rir.) Bem… Boa sorte, moça, você vai precisar!

De fato, a tentativa de tornar o aprendizado em economia mais interessante, pode reduzir a evasão do curso, assim como facilitar a compreensão dos diversos conceitos econômicos. As mais criativas formas de ilustrações de conceitos são, sem dúvida, componentes fundamentais no processo de aprendizagem, não apenas de economia, mas dos mais diferenciados cursos. Todavia, esse método só é válido se acompanhado das formas tradicionais de ensino, isto é, se utilizado de forma complementar. Afinal, Homer Simpson não é economista. D’OH!

Fonte: http://prosaeconomica.wordpress.com/

Um comentário:

Anônimo disse...

Valeu por nos ajudar nessa empreitada de integração entre as faculdades!
http://prosaeconomica.wordpress.com/