I. Faça tantos cursos de matemática e estatística quanto seu estômago possa aguentar.
II. Escolha as disciplinas de economia com professores apaixonados sobre o assunto e que se preocupem com a metodologia de ensino. Quando for escolher uma disciplina, ignore tópicos em particular: todas as partes da economia podem ser interessantes ou mortalmente maçantes, dependendo do instrutor.
III. Use suas férias para experimentar a economia de diferentes perspectivas. Passe uma delas trabalhando como assistente de pesquisa para um professor, outra em um emprego político no governo e outra no setor privado.
IV. Leia sobre economia por diversão no seu tempo livre. Para começar, aqui está uma lista de leituras recomendadas. (inglês)
V. Acompanhe as notícias econômicas. O melhor semanalmente é o The Economist. O melhor diariamente é o The Wall Street Journal. (ambos em inglês)
VI. Se você está em uma universidade com pesquisas, compareça aos seminários cerca de uma vez por semana. Você pode não entender as discussões de início porque elas podem parecer muito técnicas, mas você vai absorver mais do que você imagina e eventualmente começará a apresentar seus próprios seminários.
Uma sugestão da PETiana Luiza Queiroz.
5 comentários:
Muito bom!
O segundo conselho é o MELHOR! Faz td a diferença, pode ter certeza...a prova disso é Economia do meio ambiente, que tem tudo pra ser uma cadeira chata, mas foi mt legal com Andrea Melo.
Para o quinto item: seminários do PET toda terça oa meio-dia e do PIMES toda quinta às 16h30 (mas às vezes eh às 16h).
;**
O segundo, sem dúvida, é um conselho muito bom... Pena que no nosso caso não temos escolha: na prática, só sabemos quem são os professores quando as disciplinas já começaram, sem falar que só temos opções para as eletivas.
;/
Na verdade, mal temos opções para eletivas....vcs, mais novinhos, pegaram a fase booa no decon. Teve uma época em q as eletivas era sempre as mesmas quatro (computacao1 e 2, geografia e mais outra q nao me lembro!).
Recentemente abriu-se a opcao de fazer em outros cursos...
=**
como assim Economia do meio ambiente tem tudo pra ser chata? ¬¬
ops...
tende a ser chata, coeteris paribus...
melhorou???
ashushusahuhuashusausashu
Postar um comentário