
A Petrobras anunciou a descoberta de reservas de petróleo com cerca de 15 milhões de barris recuperáveis em águas profundas do golfo do Sergipe, no Nordeste.
A empresa estatal disse em um comunicado que o depósito foi descoberto na perfuração de um poço exploratório de 2693 metros de profundidade na área de concessão de Piranema, a 28 km da costa de Sergipe, sob uma lâmina d’água de 800 metros.
Segundo a Petrobras, o petróleo encontrado é de melhor qualidade do que o pesado, que a empresa extrai da maioria de seus poços marítimos. “Estimativas preliminares indicam a presença de óleo leve (44 graus na escala API) em reservas com boa espessura e excelentes condições porosas”, disse o comunicado.
A empresa brasileira disse que pretende aproveitar as instalações de produção que possui na área para conectar o novo poço a uma plataforma que está operando em Piranema e poder iniciar as operações o mais rapidamente possível.
A Petrobras, maior empresa brasileira e uma das companhias de petróleo que mais crescem no mundo, produz uma média de 2,5 milhões de barris de petróleo e gás natural por dia no Brasil e nos campos que opera no exterior.
Um comentário:
Um grande problema relativo à extração de petróleo lá em Sergipe diz respeito às pequenas dimensões do estado. Dessa forma, como as grandes reservas ficam no interior do estado que, por sua vez, é muito perto da capital, não se consegue desenvolver o interior do estado.
Durante o ENABER de 2008 foi possível assistir a alguns trabalhos neste sentido, explorando a questão da economia regional e o desenvolvimento desproporcional da capital Aracaju mesmo sem ter tantas atividades econômicas na mesma.
Muito interessante como existencia de dinamismo e condição necessária para o desenvolvimento, mas não é condição suficiente!
=**
Postar um comentário