terça-feira, 26 de abril de 2011

Edital da Seleção para o PET - 2011.1

PET – ECONOMIA
SELEÇÃO PARA MEMBRO PET

EDITAL Nº 02, de 26 de Abril de 2011

O PET-ECONOMIA divulga a abertura das inscrições e estabelece normas para a realização do concurso destinado a selecionar candidatos para o provimento do cargo de membro bolsista e colaborador do PET.

1 – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
1.1 – O concurso, a ser realizado pelo próprio PET-Economia, visa ao provimento das vagas para membro bolsista e membro não bolsista.
1.2 – O concurso será constituído de três etapas:
I- Primeira Etapa – provas escritas de caráter eliminatório e classificatório a serem realizadas por todos os candidatos, na forma estabelecida nos itens 6 e 7.
II- Segunda Etapa – dinâmica de grupo de caráter classificatório, para os candidatos habilitados e classificados na Primeira Etapa, na forma estabelecida no item 8.
II- Terceira Etapa – entrevista de caráter eliminatório e classificatório, para os candidatos habilitados e classificados nas etapas anteriores, na forma estabelecida no item 9.

2 – DOS BENEFÍCIOS DO APROVADO
2.1 – O membro bolsista:
I- fará jus a um certificado de participação no PET após o tempo mínimo de dois anos de participação efetiva e comprovada no Programa.
II- fará jus a uma bolsa de estudos.
2.2 – O membro não bolsista:
I- fará jus a um certificado de participação no PET após o tempo mínimo de dois anos de participação efetiva e comprovada no Programa de teor idêntico ao dos alunos bolsistas;
II- terá prioridade para substituição de aluno bolsista, desde que preencha os requisitos para ingresso no PET à época da substituição.

3 – DAS ATRIBUIÇÕES DOS INTEGRANTES DO PET
3.1 – São atribuições dos membros do grupo PET:
I- zelar pela qualidade acadêmica do PET;
II- participar de todas as atividades programadas pelo professor tutor;
III- participar durante a sua permanência no PET de atividades de ensino, pesquisa e extensão;
IV- apresentar excelente rendimento acadêmico avaliado pelo tutor;
V- publicar ou apresentar em evento de natureza científica um trabalho acadêmico por ano, individualmente ou em grupo.
VI- fazer referência à sua condição de membro do PET nas publicações e trabalhos apresentados;
VII- cumprir as exigências estabelecidas no Termo de Compromisso.

4 – DOS REQUISITOS
4.1 – Poderá ser selecionado como membro do PET-Economia o estudante de graduação que atender aos seguintes requisitos:
I- estar regularmente matriculado no primeiro ou terceiro períodos do curso de graduação em Ciências Econômicas;
II- apresentar coeficiente de rendimento escolar maior ou igual a 6,0 (seis);
III- ter disponibilidade para dedicar vinte horas semanais às atividades do programa;
IV- ter a pretensão de continuar no programa por pelo menos 2 (dois) anos.
4.2 – Para que ocorra a substituição de um aluno bolsista por um aluno colaborador, como mencionado no item 2.2 (II), o mesmo não poderá estar recebendo outro tipo de bolsa – da CAPES, do CNPq, da IES ou de quaisquer outras instituições de fomento à pesquisa –, além de atender aos requisitos de alunos colaboradores.

5 – DA INSCRIÇÃO
5.1 – A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento.
5.2 – O pedido de inscrição será efetuado no período de 26 de Abril a 20 de Maio de 2011 e só poderá ser efetuada através do email peteconomiaufpe@gmail.com.
5.2.1. – No e-mail, deverão constar as seguintes informações: Nome completo, CPF, período, e-mail e telefone para contato. O PET-Economia enviará um e-mail, em resposta, para a confirmação da inscrição.
5.3 – As informações prestadas no ato de inscrição são de inteira responsabilidade do candidato, dispondo o PET do direito de excluir do processo seletivo aquele que o preencher com dados incorretos, incompletos, bem como se constatado, posteriormente, que os mesmos são inverídicos.

I – PRIMEIRA ETAPA

6 – DAS CONDIÇÕES DE REALIZAÇÃO DAS PROVAS
6.1 – As provas serão aplicadas em uma sala do CCSA, a ser divulgada. Elas ocorrerão às 14 horas do dia 23 de Maio de 2011.
6.2 – O candidato deverá comparecer ao local da prova com antecedência mínima de 15 (quinze) minutos do horário fixado, considerando o horário local, munido de caneta esferográfica azul ou preta, lápis grafite, borracha e documento de identificação.
6.3 – Não será permitido o ingresso de candidatos no estabelecimento, após o início das provas.
6.4 – O tempo de duração das provas será de 4 (quatro) horas, cabendo ao candidato administrá-lo.
6.5 – A inviolabilidade das provas será comprovada no momento do rompimento do lacre dos envelopes e na presença de, no mínimo, dois candidatos.
6.6 – Durante as provas não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem a utilização de livros, manuais, anotações, calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefone celular, BIP, walkman, mp3player, gravador ou qualquer outro receptor de mensagens.
6.7 – Os aparelhos referidos no item anterior deverão ser entregues aos fiscais de sala e ficarão retidos durante todo o período de permanência dos candidatos no local de prova.
6.8 – Serão permitidas apenas respostas com caneta esferográfica, tinta preta ou azul.
6.9 – Os candidatos somente poderão ausentar-se do recinto de provas depois de decorridos quarenta e cinco minutos do início das mesmas.
6.10 – Em hipótese alguma o candidato poderá prestar provas fora da data ou do horário estabelecido.
6.11 – Ao terminar a prova, o candidato entregará, obrigatoriamente, ao fiscal de sala, as suas provas e suas folhas de resposta.
6.12 – Na correção das questões objetivas será atribuída nota zero à questão com mais de uma opção assinalada ou sem opção assinalada.
6.13 – Não será permitido o ingresso ou a permanência de pessoas estranhas ao processo seletivo na sala de aplicação das provas, em nenhuma hipótese.

7 – DAS PROVAS DA PRIMEIRA ETAPA
7.1 – Serão aplicadas provas objetivas e/ou discursivas, de caráter eliminatório e classificatório.
7.2 – Serão aplicados tipos diferentes de prova de acordo com o período do candidato em questão, sendo elas Introdução à Microeconomia, Matemática e História Econômica Geral, para os alunos do primeiro período; Introdução à Microeconomia, Introdução à Macroeconomia e Elementos de Economia Matemática, para os alunos do terceiro período.  
7.3 – Os conteúdos das provas acompanharão o programa das disciplinas do quadro regular do curso de economia até o atual período do candidato e estão listados no ANEXO 1.

II – SEGUNDA ETAPA

8 – DOS CRITÉRIOS DA SEGUNDA ETAPA
8.1 – A segunda etapa será constituída de dinâmicas em grupo e terão caráter classificatório.
8.2 As dinâmicas ocorrerão em uma sala do CCSA, a ser divulgada. Elas ocorrerão às 14 horas do dia 25 de Maio de 2010.
8.3 - Não será permitido o ingresso de candidatos no estabelecimento, após o início das atividades.

III – TERCEIRA ETAPA

9 – DOS CRITÉRIOS DA TERCEIRA ETAPA
9.1 A terceira etapa será constituída de entrevista e da análise do histórico acadêmico do candidato.
9.2 – As entrevistas serão realizadas na Sala de Reuniões do Departamento de Economia do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), a partir das 14 horas do dia 27 de Maio de 2010, seguindo ordem alfabética dos nomes dos candidatos classificados na primeira etapa.
9.3 – O candidato deverá entregar, no momento da entrevista, o seu histórico acadêmico, impresso pelo SIG@ e assinado pela Coordenação, ou fornecido pela PROACAD.

10- DOS RESULTADOS
10.1 A lista com os candidatos habilitados para a segunda etapa será divulgada na Porta, no Mural do PET-Economia no corredor A e no sítio www.peteconomiaufpe.blogspot.com, na terça-feira, dia 24 de Maio de 2010, a partir das 09 horas.
10.2 – Os nomes dos candidatos selecionados serão divulgados após a entrevista e na Porta e no Mural do PET-Economia no corredor A e no sítio www.peteconomiaufpe.blogspot.com, na segunda-feira, dia 30 de Maio de 2010, a partir das 09 horas. 



ANEXO 1
CONTEÚDO DA PROVA ESCRITA

Para candidatos do 1º Período:

MATEMÁTICA 1 E 2


1.    Números Reais; Desigualdades; Funções e Gráficos. Limites e Continuidade. Derivação: Aplicações e Regras. Derivação Implícita de 1ª. e 2ª. Ordem. Funções Inversas, Logarítmicas e Exponenciais.
2.    Integrais Definidas e Propriedades; Teorema Fundamental do Cálculo; Métodos de Integração e Aplicações. Cálculo de Funções de mais de uma variável: Conjuntos de Nível para Funções de Várias Variáveis, derivadas parciais e o diferencial total. Interpretação geométrica do diferencial total.
3.    Derivadas direcionais e gradiente. O Teorema da Função Implícita. Funções Côncavas e Convexas. Funções Quase-Côncavas, Funções Homogêneas e Homotéticas. Relações entre funções homogêneas e homotéticas e côncavas e quase-côncavas.
 
Bibliografia sugerida:

O Cálculo com Geometria Analítica – Volume I e II – Louis Leithold – Editora Harbra;
Matemática para economistas - Alpha Chiang Kevin Wainwright;
Matemática para Economia e Administração - J.E.Weber – Editora Harbra;
Matemática para Economistas – Carl P.Simon & Lawrence Blume – Editora Bookman.

Introdução à Microeconomia


     1. Definição de economia. Conflito fundamental. Divisão do estudo econômico. Sistema Econômico
  1. Possibilidades de produção
  2. Deslocamentos da curva de possibilidades de produção. Fluxo circular de renda. Mercados e competição.
  3. A curva de demanda. Demanda de mercado. A curva de oferta. Oferta de mercado.
  4. Equilíbrio de mercado. Elasticidade da demanda.
  5. Receita total e elasticidade da demanda. Elasticidade de oferta.
  6. Controle de preços. Impostos.
  7. Excedente do consumidor e do produtor.
  8. Eficiência de mercado. Os custos de tributação.
  9. Externalidades. Bens públicos e Recursos comuns.
  10. Os custos de produção.
  11. Empresas em mercado competitivo.
  12. Mercados competitivos.
  13. Monopólios.
  14. Oligopólio.
  15. Concorrência Monopolística.
  16. O mercado de fatores de produção.
  17. Desigualdade de renda e pobreza.
  18. Fronteiras da microeconomia.
Bibliografia Sugerida:

MANKIW, N. G. Introdução a Economia. 3a. edição americana, Thomson, 2005.
PINHO, D.B. & VASCONCELOS, M.A.(Orgs.). Manual de Economia, 4ł ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
STIGLITZ, J. E., Introdução à Microeconomia, tradução da 3a. edição americana, Editora Campus, 2003.
TROSTER, R. L. & MOCHON F, Introdução à Economia. São Paulo: Makron Books, 2002.

História Econômica Geral

  1. Introdução ao estudo da História Econômica Geral; Metodologia na História; Periodização Histórica; principais contribuições metodológicas (Hegel, Karl Marx e Max Weber); O conceito de modo de produção; Ondas e Estágios da Revolução Industrial;
  2. O feudalismo: a produção e distribuição em condições feudais;
  3. O sistema mercantilista; o colonialismo; o mercantilismo, no estabelecimento dos pré-requisitos para a Revolução Industrial;
  4. A Revolução Industrial; o surgimento da fábrica, a indústria têxtil, as características da Primeira Onda da Revolução Industrial; os casos da Grã-Bretanha, França, Bélgica e Suiça;
  5. A II Onda da Revolução Industrial: o aço, os oligopólios e a participação do Estado e do Banco de Desenvolvimento; os casos da Alemanha, Itália, Rússia, Japão e Estados Unidos; O fenômeno do Neo-colonialismo;
  6. A I Guerra Mundial (1914-1918) causas e conseqüências; a Revolução Russa e a experiência do Socialismo Real;
  7. A crise de 1929 e as políticas anti-crise dos governos;
  8. A II Guerra Mundial (1939-1945), causas e conseqüências;
  9. A III onda da Revolução Industrial: a indústria automobilística, as empresas multinacionais, o Estado e o banco de Desenvolvimento; os casos do Brasil, Argentina, México, Coréia do Sul, Taiwan, Espanha. China e índia.
  10. Os blocos regionais (União Européia, Mercosul, Nafta etc);
Bibliografia Sugerida:

DEANE, P., A Revolução Industrial, Rio de Janeiro, Zahar Ed., 1975
HOBSBAWN, E., A Era das Revoluções. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977
HUBERMAN, L., História da Riqueza do Homem. Rio de Janeiro, Zahar Ed., 1981
MAURO, F., História Econômica Mundial, Zahar Ed., Rio de Janeiro, 1973
  ROLIM, Z.L.R., As Três Ondas da Revolução Industrial: Agentes Econômicos, Estrutura de Mercado e Padrões Tecnológicos. Texto para Discussão n. 194, Recife, Pimes
  ROSENBERG, N. E BIRDZELL JR., L. E., A História da Riqueza do Ocidente. Rio de Janeiro: Ed. Record, 1986
WEBER, M., História Geral da Economia, São Paulo: Ed. Mestre Jou, 1968


Para candidatos do 3º Período:

Elementos da Economia Matemática

1.      Otimização de Funções de uma única variável: Condição de Primeira e Segunda Ordem. Condição de n-ésima ordem. Máximos absolutos e relativos. Teorema de Weierstrass e Teorema Local-Global. Otimização Multivariada (Funções de Várias Variáveis). Otimização Multivariada condicionada: Método dos Multiplicadores de Lagrange. Condição de 2a. ordem (Hessiano Orlado). Interpretação do Multiplicador de Lagrange.
2.      A Programação Linear: Conceito, Método Gráfico de Solução de PL, Geometria do Problema de PL e o Método Simplex.
3.      Equações Diferenciais Ordinárias (EDO’s): Terminologia, Definições Básicas e Soluções. Equações Diferenciais de 1ª ordem: Condições de Existência e Unicidade; Métodos de Resolução: Separáveis, Redutíveis a forma separável e Exatas. Fatores Integrantes. Eq. Diferenciais Lineares Homogêneas e Não-Homogêneas
4.      EDO’s Lineares de Ordem Superior: O Problema do Valor Inicial; Condições de Existência e Unicidade; Classificação; Princípio da Superposição; A Independência Linear e o Wronskiano. Métodos de Solução para Eq. Diferenciais de 2a ordem: Equações Homogêneas com Coeficientes Constantes. Métodos de Solução para as EDO’s Lineares de Ordem Superior. Sistemas de EDO’s Lineares de 1a Ordem: Teoria Básica, Métodos de Solução e Classificação. Equações a Diferenças Finitas

Bibliografia Sugerida:

Matemática para economistas - Alpha Chiang Kevin Wainwright;
Otimização Estática ou Técnicas de Programação Matemática – Márcia G. Alcoforado – capítulo de livro de Matemática do Departamento de Economia – UFPE.
A Economia em Movimento – Alexandre Stamford - capítulo de livro de Matemática do Departamento de Economia – UFPE.
College Mathematics for Business, Life Sciences, and Social Sciences – Raymond A. Barnett; Michael R. Ziegler and Karl E. Byleen – Prentice Hall, 1998.
Equações Diferenciais – Vols. I e II - Dennis Zill & Michael Cullen – Makron Books
Equações Diferenciais Elementares e Problemas de Valores de Contorno – William Boyce & Richard Diprima – Guanabara Koogan.
Matemática para Economia e Administração - J.E.Weber – Editora Harbra;
Otimização Estática ou Técnicas de Programação Matemática – Márcia G. Alcoforado – capítulo de livro de Matemática do Departamento de Economia – UFPE.

INTRODUÇÃO À Microeconomia



     1. Definição de economia. Conflito fundamental. Divisão do estudo econômico. Sistema Econômico
  1. Possibilidades de produção
  2. Deslocamentos da curva de possibilidades de produção. Fluxo circular de renda. Mercados e competição.
  3. A curva de demanda. Demanda de mercado. A curva de oferta. Oferta de mercado.
  4. Equilíbrio de mercado. Elasticidade da demanda.
  5. Receita total e elasticidade da demanda. Elasticidade de oferta.
  6. Controle de preços. Impostos.
  7. Excedente do consumidor e do produtor.
  8. Eficiência de mercado. Os custos de tributação.
  9. Externalidades. Bens públicos e Recursos comuns.
  10. Os custos de produção.
  11. Empresas em mercado competitivo.
  12. Mercados competitivos.
  13. Monopólios.
  14. Oligopólio.
  15. Concorrência Monopolística.
  16. O mercado de fatores de produção.
  17. Desigualdade de renda e pobreza.
  18. Fronteiras da microeconomia.
Bibliografia Sugerida:

MANKIW, N. G. Introdução a Economia. 3a. edição americana, Thomson, 2005.
PINHO, D.B. & VASCONCELOS, M.A.(Orgs.). Manual de Economia, 4ł ed. São Paulo: Saraiva, 2003.
STIGLITZ, J. E., Introdução à Microeconomia, tradução da 3a. edição americana, Editora Campus, 2003.
TROSTER, R. L. & MOCHON F, Introdução à Economia. São Paulo: Makron Books, 2002.

Introdução à Macroeconomia


1.      Mensuração da Renda Nacional
2.      Mensuração do custo de vida
3.      Produção e crescimento
4.      Poupança, investimento e sistema financeiro
5.      Desemprego e sua taxa natural
6.      O sistema monetário
7.      O crescimento da moeda e inflação
8.      Macroeconomia das economias abertas: conceitos básicos
9.      Teoria macroeconômica da economia aberta
10.  Demanda agregada e oferta agregada
11.  A influência das políticas monetária e fiscal sobre a demanda agregada
12.  O trade-off entre inflação e desemprego no curto prazo

Bibliografia Sugerida:

MANKIW, N.G. Macroeconomia. 5ª ed. Rio de Janeiro, LTC 2004.


Um comentário:

Jorge Ramiro disse...

A economia é um dos meus temas favoritos, eu sou um contador e trabalho todos os dias, mas agora estou trabalhando em minha casa, porque o meu cão está chateado e eu tenho que comprar um medicamento de Cepav que ele tem que tomar.