Os governos e empresas estrangeiros com representação no Brasil estão "moderadamente otimistas" em relação ao país, em especial com as políticas econômicas, mas percebem um aumento na situação da violência, de acordo com os resultados de um novo indicador apresentado nesta quinta-feira (19) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
Em uma escala de -100 (muito pessimista) até +100 (muito otimista), o "Monitor da Percepção Internacional do Brasil" aponta que, em conjunto, a avaliação sobre a economia (+24), o governo e as instituições (+30) e os avanços sociais no país (+7) é "moderadamente otimista".
Esses números são resultado de um levantamento do Ipea (uma fundação pública federal vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência), que aplicou em julho um questionário a 170 entidades internacionais presentes no Brasil, entre representações de governos (embaixadas ou consulados), câmaras de comércio, empresas com controle estrangeiro e organizações multilaterais.
O questionário foi formado por 15 perguntas de múltipla escolha, cada uma delas também variando de -100 a + 100. Entre as questões, apresentaram resultados com maior otimismo a expectativa de crescimento do PIB (+59) e a percepção de que nos últimos 12 meses a condução da política econômica foi favorável a crescimento com estabilidade (+59).
Os dois únicos resultados negativos foram a percepção sobre a variação da segurança jurídica no Brasil nos últimos 12 meses (-4) e a variação no nível de violência no país no mesmo período (-37).
Fonte: http://noticias.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário